otor.png

Otorrinolaringologia

 

Tradicionalmente é a especialidade que cuida de ouvido, nariz, garganta e envolve cirurgias desses orgãos.

 

Além disso, o otorrino também cuida da respiração, olfato e paladar, do sono, da audição, comunicação e aprendizado, e da estética da face.

 

Atendemos todas a faixas etárias e trabalhamos em conjunto com muitos especialidades como neurologia, gastroenterologia, pediatra, fonoterapia para auxiliar nossos pacientes a receber o melhor tratamento

 

Exames Otorrinolaringológicos

 

laringo.png

Laringoscopia ou videolaringoscopia

Exame realizado com auxilio de uma câmera para avaliar garganta e pregas vocais (faringe e laringe). Importante no diagnóstico de refluxo, rouquidão, engasgos, roncos, tumores e outros problemas de faringe e laringe. Não necessita de preparo previo nem anestesia.

naso.png

Nasofibroscopia ou videonasofibroscopia

Exame realizado com auxilio de uma câmera para avaliar nariz. Importante no diagnostico de sinusite, desvio de septo, rinite, tumores e outros problemas nasais.  Não necessita de preparo previo nem anestesia.

v_oto.png

Video-otoscopia

Exame realizado com auxilio de uma câmera para avaliar ouvido. Importante no diagnostico de perfuração de timpano, tumores e outros problemas de ouvido. Não necessita de preparo previo nem anestesia.

v_fr.png

Video-frenzel

Exame realizado com auxilio de lente para avaliar quadros de tontura. Importante no diagnostico de vertigem postural paroxistica benigna, ou tontura dos cristais. Não necessita de preparo previo nem anestesia.

audio.png

Audiometria e impedanciometria

Exame realizado em cabine com auxilio de aparelho que emite sons de diferentes frenquências e volumes para avaliar audição, importante no diagnostico de alterações na audição e funcionamento do nervo da audição.

p_a_c.png

Processamento auditivo central

Exame realizado em cabine com auxilio de aparelho que emite sons e frases e avalia a maneira com que o cerebro processa os sons. Importante para auxilio diagnóstico em dificildades escolares, de atenção e de entendimento de fala principalmente em ambientes ruidosos.

olf.png

Teste de olfato

Exame que visa avaliar a sensibilidade a cheiros e a capacidade de identificá-los. Importante no diagnostico e seguimento de casos de perda de olfato em pacientes pós covid e outras infecções virais, com rinite ou sinusite.

Procedimentos cirúrgicos otorrinolaringológicos

adenoidectomia.png

Adenoidectomia

Cirurgia para remoção de adenoides, realizada quando existe aumento ou infecção crônica das mesmas. Objetiva melhorar a respiração, reduzir infecções, inclusive de ouvidos e melhorar os roncos. A cirurgia é feita em ambiente hospitalar com anestesia geral. Mas frequentemente realizada em criancas.

amigdalectomia.png

Amigdalectomia

Cirurgia para remoção das amigdalas, realizada quando existe aumento, infecção crônica ou recorrente ou suspeita de tumor nas amigdalas. Tem como objetivo melhorar a respiração, alimentação, reduzir roncos e infecções de repetição.

timpanotopia.png

Timpanotomia com colocação de tubo de ventilação

Cirurgia onde é feito pequeno corte no timpano para aspiração de secreção e colocação de tubo de ventilação, usado para tratamento de otite média secretora ou retração do tímpano.

tos são personalizados conforme a causa e característica de cada paciente.

septoplastia.png

Septoplastia

Cirurgia realizada para correção de desvio do septo nasal, visando melhora da respiração nasal, dos roncos e de quadro de sinusites de reptição e dores de cabeça.

endoscopia_nasal.png

Cirurgia endoscopica nasal /sinusectomia

Cirurgia indicada em casos de sinusite de repetição, sinusites crônicas e obstrução nasal.

lobulo.png

Lobuloplastia

Cirurgia para correção do lóbulo rasgado ou furo do brinco largado. Pode ser feita com anestesia local e não necessita de afastamento do trabalho. O tempo de recuperação é curto e pode permitir ao paciente a voltar a usar brincos.

otoplastia.png

Otoplastia

Cirurgia para correção de orelha de abano. Pode ser feita em crianças e adultos. Geralmente em crianças optamos por sedação, em que o paciente dorme durante todo o procedimento. Em adultos, pode ser feita com anestesia local. Os pontos são localizados na parte de trás da orelha.

uvulopalato.png

Uvulopalatofaringoplastia

Cirurgia de garganta realizada em casos de ronco e apnéia do sono.

 

cistos.png

Cirurgia para remoção de cistos, papilomas

Pequena cirurgia realizada em boca, nariz ou orelhas para remoção de pequenos cistos e verrugas.

frenulectomia_lingual.png

Frenulectomia lingual

Cirurgia realizada para correção de língua presa. Procedimento pode ser feito com sedação, usada geralmente em crianças, ou com anestesia local, como no caso dos adultos.  Auxilia na mamada de bebê, fala e mastigação. No caso de dificuldades de mamar, realizamos o quanto antes, caso contrário é possível esperar até os 4 a 6 meses de vida, pois ainda não há grandes impactos na fala.

 

Em casos de crianças maiores e adultos, pode ser programado em conjunto com a fonoaudiologa, já que é fundamental que o paciente inicie exercícios com a proffisional já na semana da cirurgia para melhor cicatrização.

frenulectomia.png

Frenulectomia labial

Cirurgia realizada em casos de freio do lábio alongada causando afastamento dos dentes da frente.

Tratamentos otorrinolaringológicos

doencas_ouvido.png

Doenças de ouvido

Infecções

Como otite média e externa, otites de repetição, remoção de cerume ou lavagem de ouvido.

 

Infecções de ouvido

São muito frequentes na infância e podem se tornar recorrentes. Além da dor e desconforto, podem causar perfuração na membrana timpânica e alterações na audição.

 

Acúmulo de cerume

Pode acontecer em qualquer fase da vida e causar sensação de ouvido tampado, alteração na audição e até tontura.

doencas_nariz.png

Doenças de nariz

Obstrução nasal e dificuldade de respirar pelo nariz, fraturas do nariz, desvio de septo, aumento de adenoide, sinusite aguda, sinusite crônica, sinusite de repetição.

 

A respiração nasal é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, para termos um sono reparador. A dificuldade de respirar pelo nariz pode alterar posição dos dentes em criancas, infecções de garganta, roncos, entre outras coisas.

 

Sinusite aguda

Ocorre com muita frequência após um resfriado ou tratamento dentário.

 

Sinusite de repetição

Pode acontecer em pacientes com desvios de septo, rinite alergica ou outros fatores que podem causa dificuldade da drenagem dos seios da face.

 

Sinusite crônica

Pode estar relacionada a alergia e reações do nosso sistema imunologico e precisa de tratamento continuo e s vezes cirurgia.

olfato.png

Alteração de olfato e paladar

Olfato e paladar são sentidos muito relacionados, dependemos do olfato para sentimos o paladar. Existe tratamento para diversas causas de alteracao nesses sentidos.

 

amigdalite.png

Doenças de garganta e boca

Amigdalites e amigdalites de repetição, aumento de adenoide e amigdalas, amigdalite caseosa, lesões em lábio, lesões em boca.

 

Amigdalites

Podem ser virais e bacterianase precisam ser avaliadas para diagnóstico correto e tratamento mais efetivo, isso reduz chance de complicações como abcesso. Algumas pessoas pode ter amigdalites repetidas vezes, o que demanda tratamento diferenciado.

 

Aumento de adenoide e amigdalas

Comum em crianças, pode causar dificuldade de respirar, tosse, aumento de secrecao nasal, perda de audição, infecções e alteração na face e posição dos dentes.

 

Amigdalite caseosa

Causa dor frequente em garganta, gosto ruim na boca e mau hálito.

 

Lesoes em lábio e boca

Tem diagnósticos diferentes, desde lesões por sol, cistos na boca, infecções e precisam ser avaliadas

apneia.png

Ronco e apnéia

Ronco não causa apenas desconforto para quem dorme próximo ao paciente, mas pode ser sinal de apnéia, que são paradas na respiração. A apnéia do sono é um doença associada a aumento do risco de pressão alta, diabetes, infarto e derrame.

rinite.png

Rinite

Alérgica, não alérgica, gustativa, da gestante, do idoso.

Rinite alérgica é bastante frequente e causa muito desconforto para o paciente, dificuldade para dormir e até infecções.

 

Rinite não alérgica

Nem toda rinite tem relação com alergia, existe rinites virais (resfriado), gustativa (causada alguns alimentos), da gestante que acomete a partir do segundo trimestre e do idosso, causada por alterações no nariz relacionadas a idade.

perda audicao.png

Perda de audição, dificuldade de entender, zumbido

Perda de audição muita gente acha que quem tem perda de audição não escuta, mas os primeiros sintomas podem ser dificuldade de entender as pessoas, mais ainda em lugares com barulho e zumbido! A perda de audição isola o paciente do convivio de seus familiares e amigos, diminiui a atenção, altera a memória e pode agravar depressão e alzeimer. 

labirintite.png

Tontura, doenças do labirinto, vertigem postural (tontura dos cristais)

Nem toda tontura é labirintite, alias, labirintite não é nem de longe a causa mais comum de tontura. Essa palavra carrega um estigma que faz com que muitos pacientes decidam não procurar ajuda pois pensam que não tem cura e tem que usar remédio a vida toda. As causas mais frequentes de tontura melhoram muitas vezes sem uso de medicação.

aprendizado.png

Alteração na fala e linguagem, dificuldades de aprendizado

Alteração na fala vai muito além de troca de fonemas, podem representar alterações na linguagem, que é como nós nos comunicamos com o mundo, alterações na audição, exposição a telas de maneira exagerada transtornos do desenvolvimento.

 

Dificuldade de aprendizado podem ser causada por alteração na audição e no processamento do som, alteração no processamento da visão, disturbios de atenção e sono. Tem muita coisa a ser avaliada.

bruxismo.png

Aplicação de toxina botulínica para rugas periorbitárias, bruxismo e cefaléia.

 

preenchimento.png

Aplicação de preenchimento lábio, bigode chinês, para olheira.